Sobre Nós


O Interapoio nasceu em 1989 em Cantanhede, na Rua Marquês de Marialva, por iniciativa de dois professores de Educação Especial, uma Terapeuta de Fala e uma Psicóloga. Ao longo destes anos muitas foram as crianças e jovens e suas famílias que acompanhámos e ajudámos (apoiámos) ao longo da sua vida escolar, dando-nos o prazer de os ver crescer, desenvolver e superar as dificuldades com pequenos ou grandes sucessos que muitos nos orgulham. Com eles estabelecemos laços de amizade para a vida.
Em maio de 2011 este Centro de Apoio PsicoPedagógico e Terapêutico mudou para novas instalações, também em Cantanhede, na Rua D. Afonso Henriques, r/c ,nº 43 com uma nova energia e novos projectos de intervenção na comunidade.
As dificuldades de aprendizagem das crianças e jovens, sejam elas mais ou menos graves são causadas pelos mais variados factores, genéticos, problemas de fala ou linguagem, psicológicos, familiares e/ou mesmo escolares. Essas dificuldades causam muitas vezes dificuldades acrescidas aos próprios, aos pais e aos professores. É essencialmente neste percurso escolar que poderemos ajudar através do Apoio e Terapia individual, do acompanhamento no estudo, apoio à família e escola, através de aconselhamento e formação específica.

Conhecendo as dificuldades específicas da criança ou jovem, através de uma avalição diagnóstica, é possível definir algumas linhas de intervenção prioritária e apoiar/ajudar por forma a facilitar o seu desenvolvimento escolar, pessoal e social através de diversas estratégias. Estas passam por :
- Um melhor conhecimento dos alunos;
- Ambiente com um clima de confiança, bem estar e entusiasmo;
- Diversidade de Materiais didáticos e interativos;
- Atividades significativas, uma vez que estes motivam e consolidam mais as aprendizagens para além de que as tornam mais agradáveis e permitem não só aprendizagens escolares/académicas como também um melhor desenvolvimento pessoal e social. Os alunos podem não aprender a “matéria” toda, podem não aprender TUDO mas podem sempre aprender MAIS.

“A educação de um é o trabalho de muitos”. Para que uma criança tenha sucesso, é necessário o envolvimento e empenho de muitos: os pais e outros familiares, professores da turma, de Educação Especial, terapeutas e até outros técnicos envolvidos.
É com todos estes elementos que fazem parte da educação de uma criança que contamos superar as dificuldades. Consideramos que o trabalho de apoio a desenvolver não é um trabalho isolado, privilegiamos um trabalho alargado a toda a comunidade familiar e escolar, tanto quanto possível.