quarta-feira, 5 de outubro de 2011




Regresso às aulas 2011/2012
Organização da Sala de aula

Fátima Lopes - Professora de Educação Especial

As aulas começaram há um mês mas creio que a inquietação continua. Há muitas expectativas e ansiedade também, pelo que poderei dizer que o tema continua atual.

As sugestões agora apresentadas costumam surgir na preparação da entrada do ano letivo mas elas são sempre pertinentes e deverão ser adaptadas ao nível e grau de ensino e ambiente de aprendizagem.

Costumo dizer que não há nenhum início de ano calmo! Todos eles trazem novas “regras” e muitas indefinições! Muitas vezes as novas indicações levam a novas adaptações, muitas reuniões e muitos papéis a apresentar. Muitas vezes também a energia esgota-se neste tipo de trabalho burocrático e pouco resta para a preparação do entrada dos alunos. Ora são eles a razão da nossa existência...professores.

Alunos e respetivas famílias antecipam o novo ano com muitas expectativas! São conhecidas as conversas de pais e filhos: “ Então como é a professora?” “Então como foi a escolinha hoje? O que fizeram?” ,“O que aprendeste hoje na escola?”. É costume também as crianças invariavelmente responderem: “Hoje não fiz nada!”. Este “nada” muitas vezes é devido à frustração das suas expectativas! Principalmente nos mais novinhos que entram pela 1ª vez e que esperam logo nos primeiros dias aprender as letras, os números e lições “a sério”, (as mesmas que mais tarde lhe poderão dar “seca”)! Mas, muitas vezes, deve-se também ao facto de a criança não estar suficientemente envolvida, ou entusiasmada com a dinâmica da turma e nem sabe exatamente o que fez e diz que não fez nada ou só brincou! A 1ª semana é só brincadeira, costumamos ouvir.

Ora, porque a 1ª semana é realmente uma etapa importante e até determinante para o desenvolvimento da dinâmica de turma, há vários autores que afirmam que o êxito dos bons professores começa com a organização da 1ª semana de aulas. Assim sendo devemos utilizar esta 1ª semana para melhor conhecermos os nossos alunos e também darmo-nos a conhecer. Se ainda não o fez ainda está a tempo de o fazer. Assim deverá dar-lhe a conhecer o que podemos fazer na escola, de que forma nos podemos organizar e as regras que nos hão-de ajudar a viver em conjunto. Se é verdade que muitas das actividades e materiais devem ser previamente planeadas e preparadas pelo professor, não caia na tentação de aparecer com todos os instrumentos já muito bem feitinhos! Aproveite para organizar os placares estabelecendo áreas e temas de exposição. Construa com os alunos muitos dos instrumentos de organização e registo da sala de aula. Ouça a sua opinião e aceite as sugestões.
Sugere-se e recomenda-se então:

- Contruação do Quadro das Regras, conversando, ouvindo, chegando a um consenso. Assim serão definidas e registadas em linguagem correcta e clara para todos.

- Que em cada dia da semana haja, pelo menos, uma actividade gratificante. Por exemplo: Fotografia ou desenho com Auto Retrato; Jogos de apresentação; Pintura com tintas e pincéis; Registo de peso e altura; Música; Jogos informáticos; Jogos tradicionais; Contar uma história e fazer a sua dramatização

- Utilização de um Diário durante uma semana ou mais. Organiza-se um caderninho com folhas A4 ou A5, cuja capa deverá ser ilustrada pelo aluno com mais ou menos ajuda. As folhas estão pré preparadas e serão registadas as impressões de cada dia em casa, partilhando com a família. Os mais novos desenham e contam o que fizeram e os pais escrevem o que a criança disser. Os alunos mais velhos desenham e escrevem consoante as suas capacidades.

- Galeria de Auto-Retratos, com uma proposta de EU SOU…; cada um deverá desenhar-se, escrever ou copiar nome e idade e dizer ou escrever uma ou duas das suas características. O professor(a) deverá também fazer o seu. Mais tarde poder-se-á completar com as próprias fotografias.

- Fichas de Identificação Pessoal, que muitas vezes servem de capa de rosto do Dossier Individual do Aluno ou ficam na 1ª página do caderno para que a possa consultar facilmente sempre necessite. 

- Aplicação de Entrevistas individuais. Quem tem autonomia para ler e escrever autonomamente fá-lo-á, com mais ou menos ajuda. Quem não o puder fazer, será entrevistado oralmente pelo professor(a) ao longo da semana. Atenção que o entrevistador deve registar as respostas na sua forma original. Não importa se estão certas ou erradas. Estas serão elementos de avaliação que nos permitirão fazer o diagnóstico de algumas situações. Muitas vezes há necessidade de reformular as perguntas para que elas sejam melhor compreendidas! Devemos registar as várias tentativas de resposta.

- Inquéritos sobre interesses, preferências e expectativas

- Construção de cartazes ou áreas para exposição de Instrumentos de Organização: Notícias, Regras, Textos, Podemos Fazer.

- Construção de instrumentos de Registo: Calendários do dia a dia, de aniversários, Quadro de Alturas, Quadro de Peso, Quadro de Tarefas, Quadro de Tempo e Lista Telefónica.
Estas são apenas algumas sugestões que poderão ser aplicadas ou adaptadas à realidade de cada escola, cada turma e cada aluno. É desejável que estas e outras sugestões sejam escolhidas, discutidas e preparadas em conjunto pelo grupo de docentes de cada escola. Que seja um bom ano de trabalho para todos. Afinal a realidade de cada um de nós é em boa parte construída por nós próprios.







Sem comentários:

Enviar um comentário